BLOG

ENERGIA SOLAR: ACESSÍVEL A TODOS OS BOLSOS

A energia solar tem sido cada vez mais incentivada em diversos países ao redor do mundo por possibilitar uma obtenção incrivelmente mais benéfica tanto para o meio ambiente quanto para o gasto individual. Seja no consumo de energia das residências ou até mesmo das pequenas e médias empresas.

Imagem: shutterstock

O custo tem sido cada vez mais otimizado para que sua implantação possa ser realizada de forma mais abrangente. No Brasil, estima-se que até o ano de 2024 mais de um milhão de pessoas possam estar dependendo somente dessa forma de geração de energia em suas casas.

Nesse artigo você irá entender: qual é o método utilizado para a obtenção, quais são as vantagens na hora de adquirir o sistema (bem como quais são as expectativas para esse método no Brasil) e como os usuários podem se beneficiar ao passarem a depender apenas de um tipo completamente limpo, ecologicamente falando, de obtenção de sua energia.

Como funciona a captação e geração de energia elétrica pela energia solar

A energia solar funciona por meio da obtenção de luz solar e a transformação da mesma em corrente elétrica por meio de placas fotovoltaicas construídas com silício. A instalação das mesmas pode ser realizada nos mais diversos tipos de telhados, o que faz com que os benefícios possam ser estendidos para todas as pessoas.

A captação por meio do sistema fotovoltaico não precisa de muita luz solar direta para poder funcionar corretamente, mas a densidade das nuvens pode ser um fator importante. A reflexão solar necessária para sua geração de energia pode obter valores mais altos em dias onde o céu está limpo e sem nuvens.

Melhor custo benefício possibilita retorno de investimento seguro

A implementação do sistema fotovoltaico tem experimentado avanços incríveis em sua tecnologia. Esses avanços fazem com que os consumidores possam se tornar autossuficientes, utilizando dessa energia gerada em todas as aplicações da casa que necessitam de energia elétrica.

A energia solar tem se tornado cada vez mais acessível a todos os bolsos dada a sua grande evolução ao longo dos anos, fazendo com que os produtos tenham sofrido melhorias significativas, possuindo maior poder de geração de energia, bem como puderam ser oferecidos pelas empresas a preços mais baixos no mercado.

O investimento realizado na implementação do sistema de energia solar sem dúvidas demanda maior investimento do que outros métodos realizados para conter os gastos de energia elétrica, mas, sem dúvida, vale cada centavo. Em nenhuma outra forma chegamos a uma economia de até 95% da fatura energética.

Os dados comprovam que o retorno para o investimento pode ser completamente alcançado em torno de cinco anos. Com o aumento futuro das taxas cobradas pelas empresas que fornecem a energia de modo padrão, na maioria do território brasileiro, esse período pode cair para até três anos.

Isso se dá pela significativa economia que as residências e empresas podem notar nos custos do consumo de energia elétrica nas contas mensais. A partir do momento em que as casas são abastecidas pela energia solar, muito pouco sobra para que seja gasto de forma tradicional, sendo essas ocasiões mais quando o clima apresenta tempo nublado e a captação é um pouco reduzida.

Vantagens da adoção do sistema de energia solar

As vantagens que fazem com que a energia solar esteja se tornando cada vez mais acessível a todos os bolsos se encontram principalmente:
  • Na facilidade de instalação
  • Nos custos baixos de manutenção dos equipamentos
  • A utilização de um sistema sustentável
  • Não causa danos ao meio ambiente e é completamente renovável
  • Retorno de investimento garantido
  • Período de vida útil extremamente longo, que se dá em torno de 30 anos

Com todas as vantagens, além do fato de que a implementação do sistema de captação de energia solar não requer nenhum tipo de desmatamento, é fácil entender porque as empresas que a produzem e fornecem sua manutenção estão se esforçando para que ela seja utilizada por cada vez mais pessoas. Se você quiser saber mais sobre os porquês da energia solar ser um investimento rentável leia a matéria: ENTENDA PORQUE É RENTÁVEL INVESTIR EM ENERGIA SOLAR

Maior implementação no mercado brasileiro a custos razoáveis

O mercado brasileiro tem sido abastecido de forma bem mais frequente com a aquisição de cada vez mais usuários dos métodos de obtenção do sistema de captação de energia solar. Isso faz com que as empresas produtoras possam oferecer melhores preços e tornar a instalação e manutenção mais consistentes no mercado.

Com cada vez mais empresas sendo inseridas nesse mercado, o consumidor pode encontrar preços competitivos e que fazem com que tanto a melhoria dos gastos com a energia elétrica tradicional seja extremamente significativa, quanto os impactos no meio ambiente possam ser minimizados cada vez mais ao longo do tempo. Porém, não se esqueça, busque sempre empresas capacitadas para executarem o seu projeto, pois qualquer erro de cálculo ou execução influencia diretamente no retorno do seu investimento!